domingo, 6 de outubro de 2013

Visita ao Projeto Âncora

Placa de identificação, no muro externo do projeto.
No último dia 16 de setembro, as equipes do Colégio Nova Educação e da ONG Mensageiros da Esperança visitaram o Projeto Âncora, organização não-governamental e escola de ensino fundamental que tem o seu trabalho inspirado na educação democrática da Escola da Ponte, de Portugal.

As equipes foram recebidas para uma tour pelo espaço, por uma das educandas do projeto. A menina está com 11 anos de idade e relatou estudar ali desde pequena. Notou-se que a educanda era extremamente educada e desinibida, que ela tem um verdadeiro orgulho de fazer parte do dia a dia do Âncora e que tem um profundo sentimento de pertencimento a tudo o que ali acontece.

Vista da entrada.
É impossível não nos encantarmos com o espaço, que além de amplo, inspira a Educação em sua magnitude. Pudemos presenciar diversas cenas não muito comuns em escolas tradicionais como garotos zelando pelo espaço, bolsas penduradas na entrada da escola, mural com a pauta da assembleia e muitas pessoas conversando sem aquela típica gritaria que é comum nos ambientes escolares.

Educandos zelando pelo espaço
(varrendo as folhas secas das árvores, para manter a pista de skate
sem obstáculos).
Detalhe do mural: pauta para assembleia.

Uma das salas.
Os educadores do CNE e dos Mensageiros tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa com os educadores do Projeto Âncora (João, Vitor e Deolinda) e de outras organizações que também visitavam o espaço. Por fim, tiveram a oportunidade de conversar com o Professor José Pacheco - fundador da Escola da Ponte e orientador do trabalho do Projeto Âncora. Toda esta troca de informações foi extremamente rica e inspiradora.

O professor José Pacheco se mostrou aberto a novas parcerias e desenvolvimento da sua metodologia na Brasilândia. Em sua fala, enfatizou a importância do olhar da escola para o educandos e citou o caso da recente fatalidade que aconteceu com a família Pesseghini. 

Angélica e Fillipe (educadores Mensageiros), Profº José Pacheco
(fundador da Escola da Ponte e orientador no Projeto Âncora),  Renato
(coordenador Mensageiros) e Verônica (presidente Mensageiros e diretora do CNE).

Angélica e Fillipe (educadores Mensageiros), Profº José Pacheco
(fundador da Escola da Ponte e orientador no Projeto Âncora),  Fernanda Rodrigues
(profª de inglês do CNE) e Verônica (presidente Mensageiros e diretora do CNE).

Para ver todas as imagens, acesse o nosso álbum no facebook.
Para conhecer mais sobre o Projeto Âncora, visite: projetocancora.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário